Travessuras da Menina má de Mario Vargas Llosa

Travessuras da menina má 
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Alfaguara
Páginas: 304
Nota: ***** (5 estrelas)

Sinopse: O peruano vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou: o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenário de momentos emblemáticos da história contemporânea. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos; e na Madri em transição política dos anos 80.

"— Eu nunca disse “gosto de você”, “amo você” sentindo de verdade. A ninguém. Só disse essas coisas de mentira. Porque eu nunca amei ninguém, Ricardito. Menti para todos, sempre. Acho que o único homem a quem nunca menti na cama foi você."

Eu venho tentando ler esse livro desde o ano passado, mas só consegui mesmo em janeiro de 2018 e confesso que ainda dei uma enrolada pra engatar, mas quando engatei se tornou um livro que eu preciso ler outras vezes (eu amo ler e reler livros). Resolvi ler esse livro porque a Luisa Accorsi indicou umas três vezes no stories e quando ela foi pra Lima ano passado ela disse que lembrava de cada detalhe do livro sobre a cidade. 

Então tempos o epicentro do livro que é a Lily e o que gira em torno dela que é o Ricardito, um homem simples de poucas ambições, primeiramente quero destacar aqui a importância de entendermos que o mundo é pequeno sim, pois esses dois se reencontram várias vezes, seja por coincidência ou não. Se conhecem na adolescência no Peru, mais precisamente no bairro de Miraflores (aaaaaah esse bairro que quero tanto conhecer). 

Lily era uma chilenita que havia chegado com sua família para morar no Peru, ela era o desejo de todos os garotos da cidade, e Ricardito era só mais um pretendente que se declarou várias vezes sem sucesso. Eles se reencontram várias vezes pelo mundo com diferentes cenários históricos e culturais (Peru, Londres, Tokio, Madri entre outros). Desde a adolescência Ricardito é apaixonado pela menina má que é uma pessoa muito fria, ambiciosa e muito oportunista. O objetivo de Lily é o dinheiro, poder ter tudo o que quer independente do que precisa fazer. 

 Esses encontros e desencontros constroem um cenário de um romance um pouco doentio, dependente e doloroso. Ela com diferentes nomes e maridos e ele com sua simplicidade e humildade sem ambição, um tradutor que tem oportunidade de viver viajando, porém com uma conta bancária que não interessa a menina má. 

Era óbvio, a menina má nunca deixaria de me surpreender com suas audácias indescritíveis”
Ela é imprevisível, nunca deixa claro o que sente por Ricardito, mas é como se ela precisasse dele, quisesse encontrar com ele. Com suas travessuras ela conquista mas também indigna tanto o leitor quanto Ricardito. Ela o salva e o destrói ao mesmo tempo. 

Não posso deixar de dizer que o livro me surpreendeu bastante, não é só uma história de amor qualquer, não é só um livro que conta um pouco sobre o Peru, quando o MIR buscava implantar a revolução, assim como em Cuba, nem é só um livro que mostra um pouco da década de 60 e 70 na Europa, mas um livro sobre tudo e sobre o amor genuíno, sobre o ser humano. Somos feitos por escolhas, as vezes somos bons e as vezes somos ruins. 

Acho que eu sinto mais pena da Lily do que do Ricardito, talvez pela história de vida ou pelas coisas que ela fala, mas é isso que eu sinto por ela e quanto ao Ricardito eu achei que iria ficar meio com raiva das atitudes dele, de ser como um cachorrinho quando a encontrava, muito pelo contrário eu vi nele um sentimento puro, talvez do amor que esteja perdido a muito tempo, seu amor pela menina má beira o ridículo, porém é verdadeiro. Afinal, quando a gente ama a gente simplesmente sente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo