A mudança em quem viaja

 



Quando eu estava assistido a um episódio de Gilmore Girls, ou pra quem conhece em portugues Tal mãe tal filha. Lorelai acabou de terminar seu noivado com Max e ela e sua filha Rory embarcam em uma viagem, elas ficam dois dias fora e quando estão na cidade quase chegando em casa Lorelai diz: quando a gente viaja e volta pra casa parece que tudo está diferente, mas na verdade continua tudo igual. 

Vamos esquecer quais palavras exatas ela estava usando naquele momento é focar no que ela dizia, de certa forma é isso que parece, quando viajamos por um curto período ou longo e voltamos a impressão é de que tudo está diferente, que tudo mudou, mas na verdade nada mudou, tudo continua a mesma coisa. 
As pessoas continuam em seus trabalhos ou em suas casas fazendo o que fazem todos os dias, o shopping continua funcionando no mesmo horário, a padaria ainda está aberta, o boteco do Pedro ainda só tem dois clientes por noite, as meninas ainda estão procurando um namorado, os meninos ainda estão jogando futebol, tudo ali está igual, menos quem volta. 

Quem volta de uma viagem não volta inteiro, falta um pedaço que ficou ali em algum lugar em que ela passou, mas volta ainda mais completo pois está levando consigo um pedaço de onde foi. Quem volta mudou, e mudou muito, as vezes sem nem perceber. Sabe um pouco mais de história, ou falou outra língua, ou precisou socializar com desconhecidos, aprendeu a se virar sozinho, ou teve que aprender a viver com outras pessoas. 

Quem volta viu um pedaço do mundo e percebeu que ele é enorme, que pouco importa muita coisa, mas muito importa pouca coisa, que ainda tem tanta gente no mundo pra conhecer, tanta comida esquisita ou não pra saborear, tantos lugares pra ir, tanta cultura pra experimentar. 

Quem volta geralmente quer mais, volta pra casa querendo outro destino, se você for assim como eu que ama viajar vai matar a saudade de casa em pouco tempo e aquele que volta já vai de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo